CROWDSOURCE CONTRA ZIKA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roteiro do Video Zikaquest

Ir para baixo

Roteiro do Video Zikaquest Empty Roteiro do Video Zikaquest

Mensagem por Admin Seg Mar 21, 2016 8:17 pm

1. O quê é a doença Zika ?

    É uma doença causada por um vírus denominado ZIKA assim chamado por ter sido encontrado num povoado do mesmo nome. O vírus, inicialmente encontrado em macacos, infecta um mosquito da espécie Aedes que o transmite ao picar seres humanos e outros mamíferos. É um arbovírus, portanto é diferente dos vírus da febre amarela que foi erradicada do Brasil no início do século XX. Hoje, ainda temos no nosso país, casos de febre amarela silvestre e não urbana.
2. Quais são os sintomas da Zika ?

    Os mais comuns ocorrem de 2 a 7 dias após a picada do mosquito e são: febre, pontos ou manchas avermelhadas na pele, dores articulares e conjuntivite (olhos avermelhados). A doença, usualmente, não é grave, mas os sintomas podem durar alguns dias ou uma semana. Na maioria das vezes não necessita de hospitalização e muito raramente as pessoas acometidas vem a falecerem.
3. Como o Zika é transmitido ?

    Os mosquitos são os mesmos que transmitem o Chikungunya e a dengue. São agressivos durante o dia, mas as picadas podem ocorrer também à noite. Os mosquitos se tornam infectados pelo vírus quando picam uma pessoa que já tem a doença. Estes mosquitos infectados ao picaram outras pessoas transmitem o vírus. Acredita-se que a transmissão da mãe para o filho possa ocorrer durante a gestação. A transmissão sexual é objeto de estudo desde o surgimento de um caso, entre um marido que viajou para a Venezuela e ao retornar, transmitiu o vírus para a esposa que vivia no Hawai.
4. Qual o risco de uma pessoa ser infectada ?

    Qualquer pessoa que nunca tenha tido o vírus e que viaje para uma área ou um país onde o vírus exista, pode ser infectado numa picada do mosquito. As mulheres gestantes devem evitar terminantemente visitas às áreas onde o vírus esteja presente. Se por alguma razão, a visita não possa ser suspensa, recomenda-se redobrar os cuidados como descrito abaixo. A relação entre Zika e microcefalia ainda necessita de comprovação. Não há evidências que a amamentação transmita o vírus. Vários estudos estão em andamento em instituições de pesquisa do mundo inteiro. Apenas um 1/5 da população infectada tem os sintomas.
5. Quais os países que tem o Zika ?

    Estas áreas/países estão mudando todos os dias. Caso você esteja viajando é aconselhável consultar o site do Centro Americano de Doenças (CDC) no seguinte endereço: http://wwwnc.cdc.gov/travel/page/zika-travel-information. O site acima atualiza as informações a todo instante. Abaixo você pode ver o mapa no dia da elaboração desta matéria.
6. Como as pessoas podem se prevenir para não se tornarem infectadas pelo Zika ?

    Não há nenhuma vacina para a prevenção do Zika. O melhor caminho é prevenir você e a sua família das picadas dos mosquitos. Veja como:


  • Usar protetores de janelas que evitem a entrada de mosquitos
  • Usar repelentes que tenham sido aprovados pelas agências reguladoras como Anvisa.
  • Sigam as instruções de aplicações dos produtos
  • Não coloque repelente na pele antes de se vestir
  • Não use repelente em menores de 2 anos
  • Não coloque repelente nas mãos, olhos e bocas do bebe, em ferimentos ou em pele irritada.
  • Nunca use permanentemente produtos diretamente na pele. Estes produtos repelentes devem ser usados nas vestimentas.
  • A cama ou berço deve ter um protetor de mosquito
  • As mulheres grávidas devem ter os cuidados redobrados.
  • Consulte o fabricante do produto para outras instruções.
  • Ajudar na extinção dos possíveis criadores de mosquito nas proximidades da sua moradia.


7. O vírus pode ser transmitido por relação sexual ?

    O Zika já foi encontrado no semen, mas atualmente se pensa que o risco de transmissão, por esta via, seja extremamente baixo. A recomendação é que as pessoas que viajarem para regiões onde existam grandes quantidades de casos, ao voltarem passem a usar camisinhas por até 28 dias, principalmente se a mulher estiver em gestação.
8. O vírus pode ser transmitido por beijo?

    Recentemente, um pouco antes do carnaval, a Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde do Brasil, anunciou ter encontrado o vírus na urina e na saliva de dois doentes. Especialistas do Reino Unido, no entanto, enfatizaram que os vírus são encontrados principalmente no sangue. Evitar as picadas do mosquito é a medida mais importante para evitar a doença.
9. A infecção por vírus pode causar doenças neurológicas?

    O Ministério da Saúde do Brasil tem chamado a atenção para um aumento de pessoas, com uma doença neurológica, que atinge principalmente a medula e conhecida como Síndrome Guillain-Barré. No momento, estão sendo realizados estudos, para a comprovação desta relação. É uma doença muito grave com perdas motoras muito significativas e de tratamento desconhecido.
10. Qual o tratamento que deve ser feito ?

    Não existe nenhuma vacina ou medicamentos para tratar especificamente o vírus. Para tratar os sintomas recomenda-se:


  • Repouso. Muito repouso
  • Use bastante fluidos para evitar a desidratação
  • Tome medicamentos como acetaminopheno para reduzir a dor e a febre.
  • Não use aspirina ou outras drogas anti-inflamatórias não esteroides
  • Caso esteja tomando alguma medicação converse com o seu médico sobre o que fazer.
  • Uma vez infectado é possível que a pessoa ganhe imunidade pois, a maioria das pessoas estará “naturalmente imunizada”. Quando isto ocorrer teremos menor número de casos de microcefalia.


    Três notícias última hora

    No momento do encerramento desta matéria – às 2.30 h do dia 11/02/2016 chegaram três notícias muito importantes:

    A primeira é uma newsletter da revista americana New England Journal of Medicine, comunicando em editorial, que foi achado o vírus da Zika no cérebro de feto de uma mulher na Eslovenia. O diagnóstico de microcefalia foi feito por imagens. A mulher decidiu abortar. Os exames laboratorias comprovaram a presença do vírus nas células do cérebro do bebe. O detalhe (sic) é que a mulher tinha morado no Brasil em Natal.

    A segunda é do Ministério da Saúde do Brasil que comunicou a terceira morte causada pelo vírus no Brasil.

    A terceira é da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil que na Campanha da Fraternidade de 2016 declarou que terá como foco a necessidade de saneamento básico para toda a população. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (10), em parceria entre a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). "A falta de saneamento básico mata. A nossa família comum está sofrendo e morrendo por causa das enfermidades transmitidas pelo mosquito", disse Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB.
Referência:

http://www.diabetes.org.br/diabetes-em-debate/1254-roteiro-pratico-o-que-todos-precisam-saber-sobre-o-zika-virus

Equipe Zikaquest.

Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/03/2016

https://zikaquest.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos