Roteiro do Video Zikaquest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Roteiro do Video Zikaquest

Mensagem por Admin em Seg Mar 21, 2016 8:17 pm

1. O quê é a doença Zika ?

    É uma doença causada por um vírus denominado ZIKA assim chamado por ter sido encontrado num povoado do mesmo nome. O vírus, inicialmente encontrado em macacos, infecta um mosquito da espécie Aedes que o transmite ao picar seres humanos e outros mamíferos. É um arbovírus, portanto é diferente dos vírus da febre amarela que foi erradicada do Brasil no início do século XX. Hoje, ainda temos no nosso país, casos de febre amarela silvestre e não urbana.
2. Quais são os sintomas da Zika ?

    Os mais comuns ocorrem de 2 a 7 dias após a picada do mosquito e são: febre, pontos ou manchas avermelhadas na pele, dores articulares e conjuntivite (olhos avermelhados). A doença, usualmente, não é grave, mas os sintomas podem durar alguns dias ou uma semana. Na maioria das vezes não necessita de hospitalização e muito raramente as pessoas acometidas vem a falecerem.
3. Como o Zika é transmitido ?

    Os mosquitos são os mesmos que transmitem o Chikungunya e a dengue. São agressivos durante o dia, mas as picadas podem ocorrer também à noite. Os mosquitos se tornam infectados pelo vírus quando picam uma pessoa que já tem a doença. Estes mosquitos infectados ao picaram outras pessoas transmitem o vírus. Acredita-se que a transmissão da mãe para o filho possa ocorrer durante a gestação. A transmissão sexual é objeto de estudo desde o surgimento de um caso, entre um marido que viajou para a Venezuela e ao retornar, transmitiu o vírus para a esposa que vivia no Hawai.
4. Qual o risco de uma pessoa ser infectada ?

    Qualquer pessoa que nunca tenha tido o vírus e que viaje para uma área ou um país onde o vírus exista, pode ser infectado numa picada do mosquito. As mulheres gestantes devem evitar terminantemente visitas às áreas onde o vírus esteja presente. Se por alguma razão, a visita não possa ser suspensa, recomenda-se redobrar os cuidados como descrito abaixo. A relação entre Zika e microcefalia ainda necessita de comprovação. Não há evidências que a amamentação transmita o vírus. Vários estudos estão em andamento em instituições de pesquisa do mundo inteiro. Apenas um 1/5 da população infectada tem os sintomas.
5. Quais os países que tem o Zika ?

    Estas áreas/países estão mudando todos os dias. Caso você esteja viajando é aconselhável consultar o site do Centro Americano de Doenças (CDC) no seguinte endereço: http://wwwnc.cdc.gov/travel/page/zika-travel-information. O site acima atualiza as informações a todo instante. Abaixo você pode ver o mapa no dia da elaboração desta matéria.
6. Como as pessoas podem se prevenir para não se tornarem infectadas pelo Zika ?

    Não há nenhuma vacina para a prevenção do Zika. O melhor caminho é prevenir você e a sua família das picadas dos mosquitos. Veja como:


  • Usar protetores de janelas que evitem a entrada de mosquitos
  • Usar repelentes que tenham sido aprovados pelas agências reguladoras como Anvisa.
  • Sigam as instruções de aplicações dos produtos
  • Não coloque repelente na pele antes de se vestir
  • Não use repelente em menores de 2 anos
  • Não coloque repelente nas mãos, olhos e bocas do bebe, em ferimentos ou em pele irritada.
  • Nunca use permanentemente produtos diretamente na pele. Estes produtos repelentes devem ser usados nas vestimentas.
  • A cama ou berço deve ter um protetor de mosquito
  • As mulheres grávidas devem ter os cuidados redobrados.
  • Consulte o fabricante do produto para outras instruções.
  • Ajudar na extinção dos possíveis criadores de mosquito nas proximidades da sua moradia.


7. O vírus pode ser transmitido por relação sexual ?

    O Zika já foi encontrado no semen, mas atualmente se pensa que o risco de transmissão, por esta via, seja extremamente baixo. A recomendação é que as pessoas que viajarem para regiões onde existam grandes quantidades de casos, ao voltarem passem a usar camisinhas por até 28 dias, principalmente se a mulher estiver em gestação.
8. O vírus pode ser transmitido por beijo?

    Recentemente, um pouco antes do carnaval, a Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde do Brasil, anunciou ter encontrado o vírus na urina e na saliva de dois doentes. Especialistas do Reino Unido, no entanto, enfatizaram que os vírus são encontrados principalmente no sangue. Evitar as picadas do mosquito é a medida mais importante para evitar a doença.
9. A infecção por vírus pode causar doenças neurológicas?

    O Ministério da Saúde do Brasil tem chamado a atenção para um aumento de pessoas, com uma doença neurológica, que atinge principalmente a medula e conhecida como Síndrome Guillain-Barré. No momento, estão sendo realizados estudos, para a comprovação desta relação. É uma doença muito grave com perdas motoras muito significativas e de tratamento desconhecido.
10. Qual o tratamento que deve ser feito ?

    Não existe nenhuma vacina ou medicamentos para tratar especificamente o vírus. Para tratar os sintomas recomenda-se:


  • Repouso. Muito repouso
  • Use bastante fluidos para evitar a desidratação
  • Tome medicamentos como acetaminopheno para reduzir a dor e a febre.
  • Não use aspirina ou outras drogas anti-inflamatórias não esteroides
  • Caso esteja tomando alguma medicação converse com o seu médico sobre o que fazer.
  • Uma vez infectado é possível que a pessoa ganhe imunidade pois, a maioria das pessoas estará “naturalmente imunizada”. Quando isto ocorrer teremos menor número de casos de microcefalia.


    Três notícias última hora

    No momento do encerramento desta matéria – às 2.30 h do dia 11/02/2016 chegaram três notícias muito importantes:

    A primeira é uma newsletter da revista americana New England Journal of Medicine, comunicando em editorial, que foi achado o vírus da Zika no cérebro de feto de uma mulher na Eslovenia. O diagnóstico de microcefalia foi feito por imagens. A mulher decidiu abortar. Os exames laboratorias comprovaram a presença do vírus nas células do cérebro do bebe. O detalhe (sic) é que a mulher tinha morado no Brasil em Natal.

    A segunda é do Ministério da Saúde do Brasil que comunicou a terceira morte causada pelo vírus no Brasil.

    A terceira é da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil que na Campanha da Fraternidade de 2016 declarou que terá como foco a necessidade de saneamento básico para toda a população. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (10), em parceria entre a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). "A falta de saneamento básico mata. A nossa família comum está sofrendo e morrendo por causa das enfermidades transmitidas pelo mosquito", disse Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB.
Referência:

http://www.diabetes.org.br/diabetes-em-debate/1254-roteiro-pratico-o-que-todos-precisam-saber-sobre-o-zika-virus

Equipe Zikaquest.

Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 08/03/2016

Ver perfil do usuário http://zikaquest.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum